quinta-feira, 2 de abril de 2009

Indicações de leituras



Emílio é um ensaio pedagógico escrito em forma de romance no qual Rousseau traça linhas gerais sobre como educar uma criança para que essa se torne em um bom adulto. Com a crença na bondade natural do homem, na obra, o filósofo francês trata dos princípios para evitar que a criança se torne má. Para Rousseau a educação deveria levar o homem a agir por interesses naturais e não por imposição de regras exteriores artificiais, pois só assim o homem poderia ser dono de si próprio. Seu livro não trata de uma proposta de educação, mas sim de uma filosofia de educação com conceitos e idéias de modo abstrato do homem em geral.

Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, está com um desafio: tratar a crise existencial e depressão suicida do filósofo Nietzsche. Na ficção, o autor Yalom faz encontros de Freud com Breuer, este último em crise amorosa com Anna O e Nietzsche com Salomé. A obra é uma mistura de realidade e ficção, como também há um encontro da literatura, filosofia e psicanálise. Uma história de muitas descobertas e do valor de uma amizade

Heloneida Studart nasceu em Fortaleza, no Ceará, no dia 9 de abril de 1932. Jornalista, escritora, política, feminista e mãe de seis filhos, foi eleita deputada estadual pelo Rio de Janeiro por seis mandatos. Sua atuação política sempre foi reconhecida por iniciativas em defesa dos direitos feministas, como no período da Constituinte, em que participou do chamado "lobby do batom", para a inclusão dos direitos trabalhistas para a mulher, entre eles os 120 dias de licença-maternidade. Morreu em 3 de dezembro de 2007, aos 75 anos, no Rio de Janeiro. A obra conta a história de uma mulher em busca do filho desaparecido por causa de problemas políticos, na Ditadura Militar. A narrativa é o desespero de uma mãe em busca do filho ou do corpo deste. História real que foi cinematografada com Patrícia Pillar em "Zuzu Angel".

Rodolfo Teófilo, baiano, mas cearense de coração. A obra "A Fome" introduziu o Realismo e a Naturalismo no Ceará, apesar do seu enredo ser do Romantismo (problemática que argumento em minha Dissertação de Mestrado - UFC) retrata a seca de 1877 a 1879 no Ceará. Rodolfo Teófilo narra o descaso das autoridades da época com o povo cearense que vinha sofrendo com a seca e a varíola (que no dia 10 de dezembro de 1878 chegou a matar 1004 pessoas, ficou conhecida como " O Dia dos Mil Mortos". É um livro de história e denúncia.
Livro que retrata a formação do povo brasileiro com sua educação, cultura, tradições, superstições, culinária, sexualidade e a miscigenação das três raças: branco (português), índio (nativo) e o negro (africano).







As indicações tem a parceria da Professora Gildênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário