quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ESPERTO OU EXPERTO?

No mundo do conhecimento e trabalho, precisamos vigiar muito, principalmente nossa escrita.
> Essa troca é bem interessante, sempre aprendemos mais.
> Esperto vs. experto
>
> Esse par de homônimos pode eventualmente levar-nos a pensar haver erro onde não há. Ambos podem ser adjetivos e substantivos. Vejamos os sentidos dessas palavras na condição de substantivos em diferentes contextos:
>
> Esperto – Indivíduo astuto e malicioso. Espertalhão. Exemplos: “O mundo é dos espertos” e “Não quero esperto como sócio”.
> Experto – Pessoa dotada de grande habilidade ou conhecimento. Especialista. Nesta última acepção, equivale
> a “perito”. Exemplos: “Procure ouvir a opinião de algum experto” e “O experto sabe distinguir os diferentes tipos de ouro”.
> Muitas vezes, deparamos com o emprego, em textos em português ou mesmo na conversação, da forma inglesa “expert”. Evidentemente, trata-se de desconhecimento ou, o que é pior, de comportamento colonizado, já que possuímos a forma vernácula a disposição. O curioso é que aquela palavra, tal qual a portuguesa, provém da mesma fonte: o latim “expertu”.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Novo Ano, Tudo Novo


Conselhos Produtivos...Faça contatos, ganhe visibilidade!
Possuir uma formação acadêmica de qualidade e adquirir experiência no mercado de trabalho são a base para o sucesso profissional, mas somente cumprir esses requisitos não é o suficiente, pois é preciso ser conhecido e reconhecido. Por isso, aproveite o novo ano para investir em sua rede de contatos. Participe de eventos, grupos de discussão, se atualize, divulgue seu currículo e trabalhe seu marketing pessoal. Saiba Mais

Invista em você mesmo
Mantenha-se informado e antenado sobre o que está acontecendo na sua área de interesse profissional. Faça cursos de capacitação, participe de palestras, seminários e congressos. Nesses eventos ganha-se muito, não só com relação ao conhecimento adquirido, mas também é uma excelente oportunidade para aumentar a sua rede de contatos. Saiba Mais

Desenvolva um planejamento
De nada adianta investir em formação pessoal e relacionamentos sem um planejamento organizado para o ano todo (e até mais!). Trace seus objetivos e avalie quais podem ser os caminhos viáveis para sua concretização. Visualize a longo prazo. Neste percurso é fundamental que se encontre um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional a fim de ter qualidade de vida ao administrar melhor o seu tempo e suas atividades. Saiba mais.

Tome decisões importantes
Não tenha medo de tomar grandes decisões. Cansou do seu emprego e quer pedir demissão? Quer largar tudo e abrir um próprio negócio? São decisões arriscadas, mas que com planejamento e dedicação podem trazer um grande retorno. Mas lembre-se: não basta apenas planejar, é necessário que se coloque em prática. Se você está insatisfeito com alguma situação profissional, esta é a hora de mudar. Veja opções de caminhos a seguir em 2011