quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SERT-SENAI FRANCISCO MATARAZZO.PARABÉNSSSS...


EXTRAÍDO; www.emprego.sp.gov.br
Formatura reúne 380 alunos do Programa
Estadual de Qualificação Profissional (PEQ)

No último dia 22, com a presença de 380 alunos, foi realizada a cerimônia de formatura do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) nos cursos de Informática Básica; Configurações de Redes e Micros; Costura, Corte e Modelagem Industrial; e Serigrafia e Quadricromia, ministrados no Senai Francisco Matarazzo, em São Paulo-SP.



Um das formandas, Regina Romera Cardoso, 57 anos, trabalhava como tecelã, mas deixou a área depois que se casou. “Recebi a cartinha da SERT para cursar informática, que é indispensável para conseguir um emprego hoje em dia. O curso é uma jóia. O Senai é muito bom e agora eu tenho chances de me recolocar no mercado de trabalho”, contou.





Convidados da formatura 2009 do Programa Estadual de Qualificação




No segundo semestre de 2009, mais de 43 mil alunos foram beneficiados pelo PEQ, que disponibilizou bolsa-auxílio de R$ 210 mensais, auxílio-transporte, lanche e material didático.



Daniel Cezário, 42, candidatou-se ao curso depois de se cadastrar no Emprega São Paulo. Ele buscava qualificação na área de informática. “Gostei do curso e dos professores. A estrutura é excelente. A bolsa-auxílio também é um verdadeiro incentivo.”



Todos os cursos do PEQ estão divididos em habilidades gerais (120 horas) - com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) - e habilidades específicas (80 horas), com aulas sobre a profissão, o que possibilita ao aluno a vivência prática.





Daniel Cezário recebe seu certificado do curso de informática




Maria Elinauba Bezerra de Souza, 34, vai tentar abrir seu próprio negócio após ter feito o curso de Serigrafia. “Eu nunca tive vontade de ser empreendedora, mas agora eu tenho e vou colocar em prática o que eu aprendi. Não importa o quanto demore, agora é meta.”



Jana Tavares da Silva, professora do curso de modelagem industrial, conhecia o PEQ apenas “de ouvir falar”, mas sentiu de perto o resultado do Programa. “O legal foi que, no decorrer do curso, os alunos começaram a gostar muito das aulas e a maioria quer dar continuidade na formação, conseguir um emprego na área e até abrir um negócio próprio.”





Regina Romero e a professora Jana Tavares: nova oportunidade em mãos




A representante do PEQ, Dulcinéia Ferreira, ressaltou a credibilidade do programa e o voto de confiança dos alunos. “Vocês estão aqui provando que o PEQ e o Emprega São Paulo dão certo. Parabéns. Lembrem-se de que o Governo de São Paulo e a SERT estão à disposição de vocês.”



O Programa


O PEQ, lançado em 23 de junho de 2008 pelo governador José Serra, é destinado prioritariamente a pessoas desempregadas com idades entre 20 e 59 anos, que não completaram o ensino fundamental. O Programa tem o objetivo de qualificar ou requalificar o aluno para aumentar suas chances de reinserção no mercado de trabalho.



O PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, feito pela SERT em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) a partir de informações obtidas durante a Caravana do Trabalho, que em 2007 percorreu todo o Estado.



Paolla Arnoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário